Querido Diário: O início

Querido Diário

Eu criei esse blog para ajudar outras pessoas ostomizadas nessa difícil adaptação nesse novo jeito de levar a vida. Eu vou deixar aqui como foi que eu me adaptei ao uso da bolsa de ileostomia, de como resolvi a importante questão da alimentação, de como foi mudar de fornecedor de bolsa, da importância de estar num grupo de apoio e principalmente como foi que eu pude voltar a fazer as coisas simples do dia a dia, como ir a praia, correr, fazer sexo e outras tão valiosas, mas que as as vezes não percebemos. Apenas quando a pessoa se vê ostomizada é que entende o valor imenso dessas pequenas coisas na sua vida. 



Mas você vai se perguntar o porquê disso e eu vou responder bem simples: Não há nada prático para o ostomizado/ileostomizado/urostomizado. Um exemplo? Eu busquei informação sobre a alimentação do ileostomizado e a maioria dos textos era primeiramente sobre ostomizado, depois falavam sobre o uso de carboidratos para fazer massa fecal e diminuir a acidez do composto que tanto queimam a gente e no final, mas o que ninguém diz é que o excesso de consumo de carboidratos leva ao aumento de peso, aumento da taxa de glicose e outros inconvenientes físicos. Isso não está em nenhuma matéria ou  trabalho cientifico. O que eu descobri e o que funciona para mim é uma coisa simples, mas que não estava em nenhum outro lugar. 

Sempre é importante ressalvar que tem diferença da alimentação do ileostomizado para o do ostomizado e dos dois para o urostomizado e o que funciona para um as vezes não funciona para outro. E uma informação importante é que se tenha em mente que cada corpo funciona de modo muito particular. O que me faz bem, pode não fazer bem a você. Eu testei, experimentei e li muita coisa. Eu busquei artigos acadêmicos para me informar (pausa para informação importante: informação correta, cientifica, testada é a que estão nos trabalhos acadêmicos) e muitas das vezes aquele artigo de revistas são tão equivocados que levam a desinformação e por isso busque sempre trabalhos acadêmicos para saber de qualquer assunto relacionado a ciência. Ponto.

E foi por isso que decidi fazer esse blog (aliás foi minha esposa quem deu a ideia de fazer esse blog) para deixar aqui registrado essas coisas, para que se alguém no futuro precisar saber alguma sobre o que é ser ileostomizado/ostomizado, ele possa encontrar aqui.

Bem de agora em diante vou contar um pouco dessa jornada.

Abraços 

Robson Freire

#colostomia #ostomia #estomaterapeuta #ostomias #estomaterapia #urostomia #ileostomia #ostomizados #estoma #saude #saudeevida #ostomizados #medicina #enfermagem #vidasaludavel #bolsacoletora #cuidadopessoaldoostomizado #higienecorporal #deficientefisico #passelivre #portaria400 #souostomizadoesoulivre 


Comentários

Postagens mais visitadas